Os números do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) revelam que os refugiados têm fugido das suas terras e encontram-se em vários lugares
Os números do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) revelam que os refugiados têm fugido das suas terras e encontram-se em vários lugares98. 600 deslocados encontram-se no interior da Geórgia, 30 mil na Ossétia do Sul e outros 30 mil na Rússia. a situação humanitária é qualificada de dramática, no entender do embaixador francês na Geórgia, após uma visita.
Resta saber se a ONU será autorizada a encaminhar ajuda em boas condições ao longo dos próximos dias, salienta o aCNUR, em comunicado. Uma caravana do Programa alimentar Mundial e do alto Comissariado conseguiu entrar em Gori. Levam, estes últimos, ajuda não-alimentar para 1. 500 pessoas.
O alto Comissário da ONU para os Refugiados, antónio Guterres, efectuará a partir da próxima terça-feira, 19 de agosto, uma visita de três dias à Geórgia, seguindo depois para Moscovo. Irá apelar à abertura de um um corredor humanitário, de livre acesso, às zonas afectadas pelo conflito entre a Rússia e a Geórgia.