a diocese de Leiria-Fátima celebra a festa em honra do seu padroeiro, a 28 de agosto
a diocese de Leiria-Fátima celebra a festa em honra do seu padroeiro, a 28 de agosto a Eucaristia solene festiva em honra de Santo agostinho, padroeiro da diocese de Leiria-Fátima, será celebrada na igreja de que o santo bispo é titular na cidade de Leiria. Será na igreja de Santo agostinho, pelas 19h.
Celebrar juntos em honra do padroeiro, ao redor do bispo e do mesmo altar, contribui para exprimir e alimentar a comunhão na mesma fé e a consciência de pertencer ao mesmo corpo de Cristo, à comunidade diocesana, adianta o vigário-geral da diocese
Jorge Guarda refere ainda que a vivência litúrgica ajuda a aprofundar a identificação com o santo padroeiro, a conhecer melhor o seu carisma e a herança espiritual e doutrinal que nos deixou, e a contar com a sua oração por nós junto de Deus.
Santo agostinho foi adoptado como padroeiro, em 1918, aquando da restauração da diocese. Esta escolha radicava, certamente, no facto de Leiria ter estado, desde o século XII até ao ano de 1545, sob a influência do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, que era de religiosos da Ordem de Santo agostinho. Esta adopção foi confirmada pelo Papa João XXIII, que, em 13 de Dezembro de 1962, em resposta a um pedido do bispo diocesano, concedeu à diocese dois padroeiros principais: manteve o anterior, Santo agostinho, e acrescentou Nossa Senhora de Fátima.