Lúcia Camacho, do Peru, apresentou o tema «Missão e presença da mulher» na vida da Igreja, no decorrer de um fórum, em Quito, no âmbito do terceiro Congresso americano Missionário
Lúcia Camacho, do Peru, apresentou o tema «Missão e presença da mulher» na vida da Igreja, no decorrer de um fórum, em Quito, no âmbito do terceiro Congresso americano MissionárioEntre as questões abordadas sobre o que a sociedade propõe para os novos modelos da Igreja, ressalta a preocupação com a eterna juventude e os muitos factores que distanciam a mulher da vida do lar. a responsabilidade da formação e da condução da educação dos filhos é entregue a diferentes pessoas e instituições.
a falta de abertura à presença da mulher nas decisões da Igreja, apesar da sua participação praticamente massiva nos trabalhos foi outra questão abordada. É a que mais trabalha e a que menos aparece, ouviu-se pela boca de Eunice Vargas, de Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.
Lúcia Camacho afirmou que é preciso dialogar mais sobre a questão da ordenação da mulher. a reflexão fará amadurecer situações, dilemas e necessidades. Outro tema exposto foi o papel e a forma de utilização dos meios de comunicação. a vida da mulher na sociedade como passa na Internet e na TV serve mais para alimentar a ditadura da beleza do que para fins construtivos.
Segundo escreve a jornalista Cecília Paiva, apresentam-se modelos de magreza, de beleza única, sem percepção das diferenças, servindo-se dos meios de comunicação de forma influenciável, conduzindo-se por padrões familiares diferenciados, ausência da figura paterna e conceitos nocivos da mulher independente. Falou-se ainda da não-valorização do trabalho feminino, da pouca presença dos povos indígenas no CaM3-COMLa8 (3º Congresso americano Missionário e 8º da américa Latina).