Cessar-fogo quebrado, milhares de mortos e feridos e muitos deslocados. O conflito na Ossétia do Sul não parece ter fim
Cessar-fogo quebrado, milhares de mortos e feridos e muitos deslocados. O conflito na Ossétia do Sul não parece ter fim
O cessar-fogo na Geórgia foi curto, com as tropas russas a bombardearem esta quinta-feira a capital Tiblissi. agora, Moscovo promete retirar até esta sexta-feira da cidade de Gori, enquanto que o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, manifestou uma profunda preocupação com o impacto humanitário junto da população civil georgiana destes recentes combates.
Os populares têm sofrido com perdas de vidas e danos, danos estes significativos em bens e infra-estruturas. O deslocamento de pessoas está também a atingir uma dimensão enorme.
Os violentos combates iniciaram-se na quinta-feira passada na Ossétia do Sul, entre tropas da Geórgia e forças separatistas da Ossétia do Sul, com o apoio de tropas russas, que se envolveram igualmente na região da abcásia, que também deseja a separação de Tiblissi.
Muitos foram mortos e feridos, e há um grande número de pessoas deslocadas de suas casas. Segundo o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), cerca de 100 mil pessoas foram deslocadas pelo conflito: muitos fugiram para outras partes da Geórgia, outros mudaram-se para província russa vizinha da Ossétia do Norte.