aos fiéis reunidos no Santuário e, às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, o bispo pediu que se abrissem “aos mais jovens, dando-lhes lugar e vez nas iniciativas que vamos desenvolvendo”
aos fiéis reunidos no Santuário e, às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, o bispo pediu que se abrissem “aos mais jovens, dando-lhes lugar e vez nas iniciativas que vamos desenvolvendo”Esta Europa, que, ao longo dos séculos, continuamente evangelizada desde os tempos apostólicos, soube acolher e integrar no seu seio povos de diferentes proveniências e culturas, precisa de continuar fiel à sua vocação, afirmou o presidente da celebração de 12 de agosto, à noite.
O presidente da Comissão episcopal da mobilidade humana lembrou a mensagem deixada por Nossa Senhora aos pastorinhos, em que a conversão e oração eram pontos fundamentais para que houvesse paz no mundo. Hoje, esta velha Europa precisa de ser recordada das suas raízes cristãs , defendeu o prelado.
Uma palavra especial para a forma como a Europa acolhe os imigrantes:. Tem o dever de praticar a hospitalidade, para que abra as suas portas e colabore com os filhos dos países mais pobres que chegam às suas fronteiras, não como malfeitores, mas como pessoas, com dignidade igual à nossa, à procura de trabalho e de melhores condições de vida que nos seus países de origem, como o fizeram e continuam a fazer tantos europeus por esse mundo fora, sublinhou.