O entendimento entre a Rússia e o Governo de Tiblissi, com o patrocí­nio da União Europeia, facilita o acesso das agências aos mais de 100 mil que fugiram à guerra
O entendimento entre a Rússia e o Governo de Tiblissi, com o patrocí­nio da União Europeia, facilita o acesso das agências aos mais de 100 mil que fugiram à guerraHoras antes do acordo de paz alcançado esta terça-feira à noite entre a Rússia e a Geórgia, na guerra da Ossétia do Sul, altos oficiais humanitárias das Nações Unidas tinham lançado um apelo às partes em conflito, para garantir o acesso das agências humanitárias e proteger todos os civis. Os violentos combates dos últimos dias provocou já mais de 100 mil desalojados.
Os combates começaram na quinta-feira passada entre a Geórgia e forças separatistas da Ossétia do Sul provocaram um grande número de feridos e de mortos. Sucedeu-se a fuga em massa de civis para outras partes do país, bem como para a Ossétia do Norte, região da Federação Russa. Forças russas envolveram-se na Ossétia do Sul, e noutra região separatista, a abcásia, no noroeste da Geórgia, nos últimos dias.
Estou profundamente preocupada com o bem-estar de milhares de civis na Geórgia e nos seus arredores, que foram apanhadas neste conflito, afirmou Catherine Bragg, coordenadora do fundo de ajuda de Emergência e assessora do secretário-geral adjunto para os assuntos Humanitários. as agências esperam agora, com o cessar-fogo, poder apoiar as vítimas da guerra.