até 10 de Junho de 2009, decorrem as comemorações do centenário natalí­cio do beato Francisco Marto. Iniciadas em 10 de Junho de 2008, com a peregrinação das crianças
até 10 de Junho de 2009, decorrem as comemorações do centenário natalí­cio do beato Francisco Marto. Iniciadas em 10 de Junho de 2008, com a peregrinação das criançasO ano será ainda assinalado com várias iniciativas. Na conferência de imprensa o reitor nomeado do Santuário de Fátima, padre Virgílio antunes anunciou o programa já definido. Uma dessas actividades é um congresso sobre beato, ainda sem data definida mas a realizar em Junho de 2009, por ocasião do encerramento do ano comemorativo. abordará temas ligados à espiritualidade do Francisco, Família, Educação cristã, figura do Francisco (a partir das memórias da Irmã Lúcia).
Em Outubro de 2008, estará patente uma exposição italiana sobre milagres eucarísticos. O reitor nomeado diz ser oportuna porque Francisco era grande adorador da Eucaristia. E haverá um encontro de crianças, de todos os pontos do país que participam na adoração ao Santíssimo, quer nas paróquias, quer na basílica do Santuário de Fátima.
Será ainda apresentada uma biografia de Francisco Marto dirigida a crianças, adolescentes e jovens e estão ainda previstas duas iniciativas musicais: uma dedicada a flauta e um encontro nacional de coros infantis.
De 24 a 26 de abril de 2009, realiza-se o primeiro congresso nacional de antigos alunos dos seminários, com o grande objectivo de revitalizar a pastoral das vocações. O ciclo comemorativo termina a 10 de Junho, com a peregrinação das crianças, dedicada à figura do pastorinho de Fátima, beatificado por João Paulo II a 13 de Maio de 2000.