Os 150 anos das aparições de Lourdes e crise económica não trazem tantos fiéis a este santuário mariano
Os 150 anos das aparições de Lourdes e crise económica não trazem tantos fiéis a este santuário marianoÉ normal que também o Santuário de Fátima sinta os efeitos de uma maior procura do destino Lourdes por parte dos peregrinos, principalmente os estrangeiros. Quem o diz é o reitor do Santuário de Fátima, monsenhor Luciano Guerra. Mas são as dificuldades económicas que estão, de igual modo, a fazer com que haja menos pessoas no santuário [de Fátima] neste ano afirmou, citado pela Lusa.
Para o presidente da comissão instaladora do Pólo de Desenvolvimento Turístico de Leiria/Fátima , Luís Miguel Sousinha, o registo de maior afluência de tursistas e peregrinos a Lourdes, no 15º aniversário das aparições é influenciada, também, pela presença do Papa.como as celebrações do 90º aniversário das aparições de Nossa Senhora, o ano passado, trouxeram muita gente a Fátima, é normal que os grandes operadores na área do turismo religioso direccionem as suas atenções este ano para as festividades de Lourdes, afirmou o responsável.
São menos os peregrinos que se dirigem a Fátima, em particular os espanhóis, adianta Sousinha que aponta a crise como fector explicativo. Já em Portugal, a situação socio-económica pesa menos.
O presidente da associação Empresarial Ourém-Fátima não se manifesta surpreendido com este decréscimo. É expectável que em Fátima se venha a notar, como de resto tem vindo a registar-se desde o princípio do ano, um significativo decréscimo de peregrinos, salienta Pedro Pereira.
a maior diminuição, verifica-se, segundo este responsável em relação aos turistas de origem irlandesa e italiana, que são aqueles que tradicionalmente elegem Fátima e Lourdes como locais de eleição nas suas peregrinações a santuários marianos.