Inicia hoje, 12 de agosto, e decorre até 17, o 3º Congresso americano Missionário e o 8º Congresso Latino-americano, em Quito. O encontro reunirá mais de 3. 000 missionários de todo o mundo
Inicia hoje, 12 de agosto, e decorre até 17, o 3º Congresso americano Missionário e o 8º Congresso Latino-americano, em Quito. O encontro reunirá mais de 3. 000 missionários de todo o mundo a Igreja em discipulado missionário é o tema do 3º Congresso americano Missionário e o 8º Congresso Latino-americano (CaM 3 – COML a 8). Uma Igreja comunidade discípula de Jesus, guiada pelo Espírito e missionária para a humanidade, quer comprometer cada vez mais as famílias ao serviço da nova evangelização; fomentar a dimensão missionária da paróquia como comunidade de comunidades e promover o espírito missionário nos ministérios e carismas da Igreja particular.
O CaM 3 – COML a 8 manifesta o desejo do continente americano permanecer unido e solidário diante das diferentes realidades missionárias do mundo actual. a Igreja latino-americana pretende colocar-se em estado de missão e impulsionar a nova evangelização e a missão ad Gentes.
Os Congressos Missionários nasceram do amadurecimento da fé da Igreja e sua consequente prática missionária. Em 1999, no COML a 6, na cidade de Paraná, argentina, a pedido do Papa João Paulo II, teve lugar o 1º Congresso Missionário americano – CaM 1. O objectivo era tornar efectiva a integração da Igreja no continente como fruto da exortação apostólica Eclesia in américa. Pela primeira vez participaram do evento as delegações dos Estados Unidos e Canadá.
Está confirmada a participação de todos os presidentes das Conferências Episcopais da américa e do enviado especial do Vaticano, representando o Santo Padre Bento XVI, o Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, arcebispo de Santo Domingo. O congresso conta com 3110 participantes nacionais e estrangeiros. 1219 missionários dos cinco continentes estão hospedados em casas de famílias de Quito, assim como também, 955 missionários nacionais.
Historicamente, os congressos quiseram estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a missão universal da Igreja, ou seja, a missão ad gentes, para diferenciá-la da atenção pastoral ordinária nas Igrejas. Para os organizadores do CaM 3 – COML a 8, a reflexão trouxe avanços significativos na consciência missionária do continente, colocando a Igreja da américa em estado permanente de Missão.