Na véspera do Dia Internacional da Juventude, relatório dá voz aos jovens sobre mudanças do clima e aquilo que consideram ser a melhor maneira de resolver o problema
Na véspera do Dia Internacional da Juventude, relatório dá voz aos jovens sobre mudanças do clima e aquilo que consideram ser a melhor maneira de resolver o problemaUm novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) dá voz às vozes dos jovens de todo o mundo, pedindo-lhes que estes apresentem o seu olhar sobre as alterações climáticas e aquilo que consideram ser a melhor maneira de resolver o problema.
a publicação, lançada esta segunda-feira em Nova Iorque, na véspera do Dia Internacional da Juventude que se comemora esta terça, foi inteiramente produzido por jovens com idades dos 16 aos 25 anos, de todo o mundo e acompanha o Relatório do Desenvolvimento Humano (RDH) do PNUD, divulgado em Novembro do ano passado.
O título da obra é significativo: Dois Graus de Separação entre a Esperança e o Desespero. Estes dois graus referem-se à advertência do RDH de que as temperaturas não devem subir mais de dois graus centígrados acima dos níveis pré-industriais, o que significa que as emissões de gases devem ser reduzidas.
aqui se encontram gestos pequenos, para fazer a diferença a nível global. Mas também a angústia de quem vive em países especialmente afectados. O que todos os habitantes podem fazer neste caso é apenas vigiar as suas casas a serem lavadas por tempestades, ou os mares que sobem ou as chuvas torrenciais. Eles não têm meios para limitar esses efeitos, que são um resultado das acções’ de outros, escreveu Casper Supaporo das ilhas Salomão.
Também Karimon, do Bangladesh, país duramente atingido pelo aquecimento global, liberta a sua raiva sobre os impactos que o fenómeno tem sobre os mais pobres do mundo. Não temos o direito à alimentação, tratamento, educação e segurança financeira? Não somos humanos?.