Chefe espiritual do Tibete evita contactos com meios políticos na sua visita de 12 dias a França
Chefe espiritual do Tibete evita contactos com meios políticos na sua visita de 12 dias a FrançaO Dalai Lama chegou esta manhã, 11 de agosto, a Paris para uma visita de 12 dias. Dará conferências e visitará templos, mas não manterá contactos com as autoridades políticas. O líder religioso do budismo tibetano e prémio Nobel da Paz não será recebido pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, oficialmente. Segundo fontes do Palácio do Eliseu não o solicitou a visita.
Esta visita, simbólica em plena realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, atenuou a polémica na França em torno das difíceis relações com a República Popular da China. a oposição socialista acusa Sarkozy de ceder às imposições do regime de Pequim por ter participado na cerimónia de inauguração dos Jogos da sexta-feira passada.
No entanto, o representante do líder budista em França, Wangpo Bashi, disse que uma reunião entre o Dalai Lama e o chefe de governo francês acontecerá ao longo do ano. Segundo o representante do líder espiritual dos tibetanos, de 73 anos, a sua visita à França será de carácter espiritual . Ele mesmo o quis assim e lembrou que estava prevista há longo tempo.