Exigir “um compromisso sério” pela “paz, justiça e respeito pela dignidade humana” nos locais onde estas mais falharam é o pedido que corre mundo
Exigir “um compromisso sério” pela “paz, justiça e respeito pela dignidade humana” nos locais onde estas mais falharam é o pedido que corre mundoUm aperto de mão olímpico quer fazer chegar junto de Pequim o eco de muitos – os seus promotores querem atingir os 500 mil apertos, quando no momento da edição deste artigo o seu número já ultrapassa os 31 mil – em defesa da paz, justiça e respeito pela dignidade humana. afinal, levar o verdadeiro espírito olímpico até Pequim.
Este aperto de mão simbólico, iniciado pelo Dalai Lama – em Londres, onde milhares de pessoas formaram uma fila gigante para o passar do líder espiritual tibetano até à embaixada chinesa na capital inglesa -, quer passar esse espírito de amizade e excelência ao exigir um compromisso sério dos governos nos lugares onde aqueles três pontos mais falharam: o Tibete, a Birmânia e o Iraque, entre outras partes do mundo.
O desejo desta exigência inscreve-se numa vontade não-violenta. argumenta o texto divulgado pela avaaz.org, uma plataforma de direitos humanos que se associa na internet a este gesto, que o diálogo diplomático é o melhor caminho, para a China e o mundo.
Os Jogos Olímpicos têm início esta sexta-feira, 8 de agosto de 2008, às 8 horas, 8 minutos e 8 segundo de Pequim. Dizem os chineses que o número oito traz felicidade. Falta trazer liberdade.