Canadá anunciou envio de fragata para a costa somaliana para fazer guarda às embarcações do Programa alimentar Mundial
Canadá anunciou envio de fragata para a costa somaliana para fazer guarda às embarcações do Programa alimentar MundialO Canadá vai escoltar embarcações com ajuda alimentar humanitária na costa somaliana, uma decisão que o Programa alimentar Mundial (PaM) já saudou.com o envio de uma fragata para a Somália, as autoridades canadianas pretendem proteger barcos de transporte de alimentos do PaM contra navios piratas. Só este ano, os piratas do mar já lançaram mais de 25 ataques na costa deste país do Leste africano.
O PaM está muito grato pelo Governo do Canadá em protegerem esta via marítima da pirataria – este é um momento crítico, quando mais é necessário para [ajudar a] alimentar um número crescente de pessoas com fome, afirmou o director do PaM para o país, Peter Goossens.
Cerca de 90 por cento da ajuda alimentar do PaM chega à Somália por via marítima. Desde que um sistema de escolta naval começou em Novembro passado, nenhum navio escoltado do PaM com produtos alimentares foi atacado. O último navio do PaM que teve escolta militar tinha ancorado em Mogadíscio, a capital do país, no final de Junho.
Em 2007, houve um total de 31 incidentes nas costas da Somália. Foi o pior ano, um recorde para a pirataria somaliana.