a 6 de agosto de 1945, o mundo amanhecia com a entrada na era nuclear. Três dias depois o alvo da bomba atómica foi Nagasaki
a 6 de agosto de 1945, o mundo amanhecia com a entrada na era nuclear. Três dias depois o alvo da bomba atómica foi NagasakiÀs 8h15, exactamente, hora de grande movimento, o bombardeiro B29 americano Enola Gay lançou a bomba a sobre Hiroshima. a bomba explodiu a 600 metros de altitude, arrasando instantaneamente a cidade.
Os números apontam para a morte de 140 mil pessoas, mais da metade da população da cidade em 1945. Três dias depois no bombardeio no sul, morreram 74 mil pessoas. Os números não mostram o horror do sofrimento dos que faleceram nos meses seguintes, , vítimas da radiação ou de queimaduras extremas.
a ameaça atómica continua a pairar o mundo, volvidos 63 anos. Vejam-se as crises norte-coreana e iraniana. Hoje, pelo menos oito países podem afirmar que possuem a arma nuclear: Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, China, França, Índia, Israel, Paquistão e, talvez, a Coreia do Norte. Há poucas esperanças de que eles desistam de seu arsenal.