O acesso à saúde materna e infantil de qualidade enfrenta um grande obstáculo: o aprofundamento das disparidades económicas
O acesso à saúde materna e infantil de qualidade enfrenta um grande obstáculo: o aprofundamento das disparidades económicasMetade das crianças de todo o mundo vivem na Ásia e no Pacífico. É aí também que tem melhorado consideravelmente a capacidade de sobrevivência infantil. Mas, vem agora alertar a Unicef, o aprofundamento das disparidades económicas faz com que os pobres da região não consigam ter acesso muitas vezes a cuidados de saúde adequados.
a Unicef nota que, neste ano de 2008, a região tem tido um crescimento económico robusto, o mais rápido em todo o mundo desde 1990, retirando milhões de pessoas da pobreza e trazendo inúmeras melhorias, também para as crianças e na saúde materna.
No entanto, este boom económico aumentou também o fosso entre os mais ricos e os mais pobres, o que tem deixado milhões de mulheres e crianças sem acesso a cuidados de saúde adequados, afirma o relatório, que examina as últimas tendências em matéria de saúde materna e infantil na região.
O fosso entre ricos e pobres está a aumentar a um ritmo preocupante nas regiões da Ásia-Pacífico, deixando um grande número de mães e crianças em risco de aumento da pobreza relativa e a continuação da exclusão dos serviços de cuidados de saúde primários de qualidade, remata o relatório.