a Justiça espanhola foi declarada competente para investigar uma denúncia de genocídio pela violência no Tibete
a Justiça espanhola foi declarada competente para investigar uma denúncia de genocídio pela violência no Tibete a denúncia, feita em Madrid envolve sete responsáveis chineses, entre os quais o ministro da Defesa chinês, Liang Guanglie. Foi apresentada a 9 de Julho pela Comissão de apoio ao Tibete e por outras duas associações pró-tibetanas.
Ficamos muito contentes pela vítimas e pelo povo tibetano, pela Justiça em geral e pelo impacto que esta decisão pode vir a ter sobre este mundo de incoerência política, ganância económica e passividade dos países poderosos , disse o director da Comissão de apoio ao Tibete, alan Cantos.
aqueles que denunciam a onda de violência no Tibete consideram que esta atitude das autoridades chinesas pode ser considerada como crime contra a humanidade . Dizem os denunciantes que envolveu a eliminação sistemática e generalizada de tibetanos, torturas e desaparecimentos forçados .
a repressão representou um ataque generalizado e sistemático contra a população do Tibete. Os números da violência contabilizam-se em pelo menos 203 mortos, mais de mil feridos graves e 5. 972 desaparecidos e detenções ilegais , dizem as associações. as contas de Pequim são outras e apontam para apenas um tibetano morto , pelas forças de segurança.
Desde 2005 que a Justiça espanhola admite competência universal em causas de genocídio e crimes contra a Humanidade, defendendo que o princípio de jurisdição universal prima sobre a existência ou não de interesses nacionais . a audiência Nacional, encarregada das causas abertas por crimes contra a humanidade e genocídio, aceitou a competência da Justiça espanhola e inicia os trâmites para investigar o caso.