Fundo Mundial de Luta Contra a Sida, Tuberculose e Malária anunciou que recebeu pedidos de ajuda de 97 países. O valor dos pedidos ascende a 4. 000 milhões de euros, três vezes mais que em anos anteriores
Fundo Mundial de Luta Contra a Sida, Tuberculose e Malária anunciou que recebeu pedidos de ajuda de 97 países. O valor dos pedidos ascende a 4. 000 milhões de euros, três vezes mais que em anos anterioresOs responsáveis do Fundo Mundial ficaram animados com a quantia de pedidos de auxílio apresentados até de Julho. Demonstra que mais países se estão a preparar para expandir os seus programas contra o VIH e as outras doenças. Podemos começar a levar a outro nível o tratamento, a prevenção e o cuidado dos pacientes com quem trabalhamos , sublinhou Michel Kazatchkine, director do Fundo.
Dos 4. 000 milhões de euros solicitados, 2. 700 milhões, cerca de 65 por cento, são pedidos de países africanos. Este continente é o mais afectado pela enfermidade, com 24,5 milhões de infectados. Os países da américa Latina pediram nesta última ronda mais de 3. 800 milhões de euros, o triplo do que tinham requerido no ano passado, informa a organização mundial num comunicado.
Do montante global, metade é destinado a programas contra o VIH/sida, um terço é para a malária e o restante quinto do dinheiro para enfrentar a tuberculose. Desde a sua criação, em 2002, o Fundo Mundial de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária distribuiu mais de 7. 300 milhões de euros em programas de 136 países.
Durante a conferência internacional sobre sida, que está a decorrer na capital do México, os responsáveis do Fundo convidaram os países a apresentarem os seus pedidos de apoio numa nova ronda que será aberta em Outubro. O montante será conhecido só em Janeiro do próximo ano. Os subsídios atribuídos serviram para distribuir anti-retrovirais a 1,75 milhões de pessoas. Possibilitou ainda o tratamento contra a tuberculose a outras 3,9 milhões.