“Neste ano Europeu do Diálogo Intercultural somos convidados a acolher e dialogar com a riqueza cultural e vivência de fé que os jovens e os migrantes em geral trazem ao seio das nossas comunidades”
“Neste ano Europeu do Diálogo Intercultural somos convidados a acolher e dialogar com a riqueza cultural e vivência de fé que os jovens e os migrantes em geral trazem ao seio das nossas comunidades”Neste mês de agosto, o presidente da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) lembra que a Semana Nacional das Migrações ocorre de 10 a 17 de agosto. Os tempos que correm, são tempos marcados por uma profunda crise económica global, onde muitas populações do mundo vivem empobrecidas ou no limiar da miséria, escreve Frei Francisco Sales Diniz.
O responsável refere que os fluxos migratórios são constituídos, na sua grande maioria, por jovens que transportam consigo os seus sonhos e esperanças de encontrarem um lugar onde possam construir uma vida digna.
No entanto, muitas vezes estes sonhos morrem ao encontrarem, nos países de acolhimento, barreiras difíceis de transpor. a dificuldade de encontrar trabalho digno, justamente remunerado; de conseguir um visto de residência ou mesmo atitudes de rejeição, exclusão, racismo, xenofobia, e tantos outros, promovidos por certos sectores das comunidades de acolhimento, são as dificuldades enunciadas pelo presidente da OCPM.