O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) vai prolongar, por mais um ano, a presença da força de paz ONU-União africana (Minuad) no Darfur
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) vai prolongar, por mais um ano, a presença da força de paz ONU-União africana (Minuad) no Darfur a resolução pede igualmente aos Estados membros das Nações Unidas que se comprometam a fornecer helicópteros e outros meios materiais necessários à Minuad. apenas os Estados Unidos abstiveram-se numa decisão tomada por unanimidade.
Os Estados Unidos abstiveram-se porque os ajustes feitos à resolução (relativamente ao TPI) enviam um mau sinal ao presidente sudanês e prejudicam os esforços para o levar, a ele e a outros, à barra de um tribunal , afirmou alejandro Wolff, embaixador norte-americano adjunto na ONU.
O texto final tem em conta o comunicado da União africana (Ua), que pediu, a 21 de Julho, uma suspensão da possível acusação do presidente sudanês Omar el-Béchir por genocídio. a U a havia manifestado ainda a inquietação sobre a possibilidade do processo de paz no Sudão poder ser comprometido por esta acusação.