Quem visita Fátima? Que idade tem? De onde vem? é turista ou peregrino? a resposta a estas perguntas fazem parte de um estudo sobre o perfil do visitante da cidade-santuário
Quem visita Fátima? Que idade tem? De onde vem? é turista ou peregrino? a resposta a estas perguntas fazem parte de um estudo sobre o perfil do visitante da cidade-santuárioO trabalho será apresentado ao público a 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo. Graça Poças Santos aponta a existência de uma considerável heterogeneidade dos que visitam Fátima.
Em entrevista ao quinzenário Notícias de Fátima, a investigadora refere que os os visitantes estrangeiros gostam desta cidade-santuário, consideram-na um lugar especial, mas são mais críticos do que os visitantes nacionais relativamente a apontar aspectos negativos na cidade. as diferenças entre visitantes estrangeiros e visitantes nacionais residem no nível da ligação ao lugar e de identidade, dada a dimensão que este fenómeno tem na população portuguesa.
Para que Fátima se torne uma verdadeira cidade-santuário falta melhor ordenamento urbano, situação que espero seja colmatada com a acção da Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria. E além disso alguma formação por parte de muitos daqueles que tem um estabelecimento aberto no sentido de uma maior abertura a novos públicos e de uma forma menos individualista na captação de clientes e na promoção da sua actividade.