Já falta pouco. Será um momento único de vida e vitalidade da Igreja missionária portuguesa. a vivência de um ano missionário culmina com a realização deste congresso, em Fátima, de 3 a 7 de Setembro
Já falta pouco. Será um momento único de vida e vitalidade da Igreja missionária portuguesa. a vivência de um ano missionário culmina com a realização deste congresso, em Fátima, de 3 a 7 de SetembroO 10º aniversário do ano Missionário será assinalado sob o lema Portugal, vive a Missão, rasga horizontes’. Os trabalhos do congresso versam também este tema e estarão divididos em três partes: Portugal – visão histórica, geográfica, sociológica e religiosa de Portugal; Vive a Missão – a visão teológica da Missão hoje; Rasga horizontes – lançamento de pistas de orientação e sugestões rumo a um Portugal mais comprometido com a Missão.
O cardeal patriarca de Lisboa será o primeiro orador dos trabalhos, na noite de 3 de Setembro, com a conferência a Missão e as incertezas do mundo contemporâneo’. No segundo dia, antónio Couto apresenta as Situações ad Gentes na Igreja em Portugal’ e, já no final do dia, Maria José Nogueira Pinto aponta Portugal: o desafio dos valores’.
José Ornelas Carvalho intervém, na manhã do dia 5, sobre Os novos caminhos da Missão ad Gentes’ e o João Duque fala da Missão no coração da Igreja Local’. Gabriel Mbilingi, Vice-presidente da Conferência Episcopal de angola e São Tomé inicia a segunda parte do Congresso, com o tema ‘ a Missão que sonhamos: a partilha de tesouros das Igrejas-irmãs’.
Os novos espaços dos Leigos na Missão ad Gentes’ será um tema abordado por antónio Vaz Pinto, na manhã de 5 de Setembro, seguido de uma painel com Experiências de partilha missionária entre as Igrejas’. À tarde haverá uma Feira do Voluntariado’ e uma conferência, desta feita do bispo Manuel Quintas sobre Linhas de acção para o futuro da Missão em Portugal’. a noite será de convívio missionário.
Na manhã do último dia dos trabalhos, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa abordará o tema Missão Universal e Igreja Local’ seguindo-se a Eucaristia, no altar do Recinto, presidida por José Policarpo. Mais pormenores na edição impressa da Fátima Missionária e no blogue do congresso.