Estudo recente da agência das Nações Unidas para o ambiente e da Organização Mundial de Saúde confirma a notícia. a China é o país mais poluí­do do Mundo
Estudo recente da agência das Nações Unidas para o ambiente e da Organização Mundial de Saúde confirma a notícia. a China é o país mais poluí­do do MundoSão indícios que preocupam os cerca de 10 mil atletas que se preparam para participar nos Jogos Olímpicos, entre 08 e 24 de agosto. Isto sem falar dos 300 mil chineses que, segundo o Banco Mundial, morrem de forma prematura todos os anos devido a doenças respiratórias.
Já em Março, o Comité Olímpico Internacional (COI) admitiu a existência de alguns riscos para os atletas. Nunca corri numa situação tão poluída e também nunca vi um céu tão poluído, considerou recentemente Stefano Baldini, campeão olímpico da maratona nos Jogos de atenas 2004. a situação é grave e é normal que as pessoas se preocupem.
O recordista mundial etíope Haile Gebrselassie já avisou que não participará na maratona olímpica devido a preocupações com a saúde. Não tenho a intenção de me suicidar em Pequim, disse o atleta. Segundo um estudo do Ministério do ambiente chinês, em Junho de 2007 a concentração média por metro quadrado de substâncias poluentes nas maiores cidades chinesas, incluindo Pequim, era de 0,053 miligramas de dióxido de enxofre, 0,035 miligramas de dióxido de nitrogénio e 0,1 miligramas de partículas em suspensão, resultantes do trânsito automóvel e da actividade industrial.
O governo municipal de Pequim já tomou medidas para tornar a cidade menos cinzenta. Estamos no bom caminho para satisfazer as promessas que fizemos de assegurar uma boa qualidade do ar para os Jogos Olímpicos, afirmou recentemente Du Xiaozhong, subdirector do departamento de protecção ambiental de Pequim. Em meados de Junho, o governo chinês anunciou a retirada de mais de um milhão de automóveis da capital chinesa durante os Jogos, com os de matrícula ímpar e par a circularem em dias alternados. a medida vigorará entre 20 de Julho a 20 de Setembro.
O clima vem, no entanto, complicar os planos de Pequim. Nos meses de Verão da capital é comum um fenómeno conhecido como inversão. Um capacete de poluição paira sobre a cidade, porque a atmosfera estagna devido à falta de vento. Desde Novembro de 2006, os dados sobre a poluição atmosférica no país são segredo de estado. as organizações e agências estrangeiras deixaram de poder ter acesso à informação.