“Interesses demasiados distantes e a piedosa mentira do desenvolvimento não resistiram”, é o comentário do Observatório Tradewatch sobre as negociações de Genebra
“Interesses demasiados distantes e a piedosa mentira do desenvolvimento não resistiram”, é o comentário do Observatório Tradewatch sobre as negociações de GenebraEstados Unidos e Índia mostraram-se profundamente divididos sobre o chamado mecanismo especial de salvaguarda. Tratava-se de um instrumento de defesa dos países pobres, que lhes permitiria proteger os seus agricultores dos excessos de importação de produtos agrícolas.
a piedosa tentativa de propor aos países mais pobres, preocupados com os preços alimentares que crescem e com as fábricas que fecham, um magro mecanismo de salvaguarda quando as importações de alguns produtos crescessem acima dos 40 por cento, mostrou-se mais um embuste.
Segundo a Tradewatch, em vez de enfrentar as questões chave de modo a que as regras comerciais agissem a favor do desenvolvimento dos países pobres, todo o problema resumiu-se à única questão do acesso ao mercado do sector agrícola, dos serviços e dos produtos industriais. E acrescenta: Hoje abre-se uma página nova para as negociações multilaterais.