associações entregaram carta aberta ao embaixador do Brasil, com 5. 000 assinaturas, em apoio à homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol e condenando a violência contra os indígenas
associações entregaram carta aberta ao embaixador do Brasil, com 5. 000 assinaturas, em apoio à homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol e condenando a violência contra os indígenasÉ difícil controlar o espaço físico do território brasileiro, admitiu o embaixador do Brasil em Lisboa, Celso Vieira de Souza. O diplomata reagiu deste modo à carta aberta, que lhe foi entregue esta manhã, 29 de Julho pelos representantes da plataforma de associações que apoiam a causa indígena.
Referindo-se ao recurso interposto no Supremo Tribunal Federal (STF), do Brasil, impugnado o decreto de homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, Celso Vieira de Souza está esperançado que a questão vai evoluir bem. E justificou: Há um clamor na sociedade ao pleito indígena.
O embaixador brasileiro em Lisboa comprometeu-se a fazer chegar a carta aberta ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. assinam o documento a Rede Europeia Europa África Fé e Justiça, Comissão Nacional de Justiça e Paz, Comissão Nacional de Justiça e Paz dos Religiosos, Roda Inteira, Fundação Gonçalo da Silveira, aMI, Movimento Vasos Comunicantes, Colectivo de Solidariedade CMaJ, Cavitop, MissãoPress e Mó de Vida. São algumas das associações que integram a plataforma.
Recorde-se que a legalidade do diploma de Lula da Silva, de abril de 2005, foi posta em causa através de recurso para ratificação pelo STF. O assunto vai ser apreciado nos primeiros dias de agosto em Brasília. O recurso foi interposto pelo estado de Roraima, que se colocou ao lado de interesses económicos de seis empresários que ocuparam as terras dos indígenas, na Raposa Serra do Sol.
Uma decisão do STF favorável aos invasores da Raposa Serra do Sol abriria um precedente jurídico a todos as outras terras indígenas no Brasil e teria graves implicações na afirmação dos direitos dos índios, estimulando invasões noutros territórios indígenas.