Um paraplégico e uma portadora de paramiloidose (doença dos pezinhos) iniciam a volta a Portugal em cadeira de rodas, na sexta-feira, 1 de agosto
Um paraplégico e uma portadora de paramiloidose (doença dos pezinhos) iniciam a volta a Portugal em cadeira de rodas, na sexta-feira, 1 de agostoSão 900 quilómetros que os separam de Valença a Faro, onde esperam chegar a 15 de agosto. a deficiência não é uma fatalidade, mas sim um desafio, e é isso mesmo que queremos provar com esta Volta a Portugal, que se assume também como um grito de protesto contra a desigualdade de oportunidades que continua a grassar no país, a vários níveis , disse, à Lusa, José Lima, o mentor desta iniciativa.
Foi após a viagem que fez em 2007, ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, que decidiu criar o Clube Volta a Portugal em cadeira de rodas. São já duas dezenas de elementos, 15 dos quais estavam já preparados para participar nesta primeira edição da volta.
O problema foi a falta de apoios. Precisávamos de 33 mil euros para comprar as cadeiras adaptadas (handbikes), muitas empresas e instituições prometeram ajudar-nos, mas na hora H quase todas falharam. Só conseguimos comprar uma handbike, graças ao apoio da Câmara de Loulé , referiu.
Nesta viagem, José Lima far-se-á acompanhar de Rosa Carvalho, 48 anos, e que há mais de duas décadas se desloca em cadeira de rodas, por ser portadora da doença dos pezinhos . O que eu gostava é que a sociedade também desse essa mesma igualdade de oportunidades aos deficientes e que deixasse de olhar para eles como uns coitadinhos e inúteis , desafia.