Para apoiar a causa indígena Raposa Serra do Sol, Roraima, no norte do Brasil, uma plataforma de associações entrega uma carta aberta ao embaixador do Brasil, em Lisboa, e mais de 5. 000 assinaturas
Para apoiar a causa indígena Raposa Serra do Sol, Roraima, no norte do Brasil, uma plataforma de associações entrega uma carta aberta ao embaixador do Brasil, em Lisboa, e mais de 5. 000 assinaturasOs assinantes manifestam deste modo o seu apoio ao decreto de Lula da Silva, de 2005, que homologou a terra indígena Raposa Serra do Sol. Seis produtores de arroz recusam-se a sair da terra que ocuparam ilegalmente, não obstante a imposição do decreto-lei.
O embaixador do Brasil, Celso Marcos Vieira de Souza, recebe representantes das associações que lhe farão a entrega de uma carta aberta, com as mais de 5. 000 assinaturas dirigidas ao presidente brasileiro, Lula da Silva. Nela exigem a manutenção do decreto de homologação em área contínua do território indígena Raposa Serra do Sol.
a plataforma de associações nasceu a partir de um encontro que as associações organizaram em Lisboa, em 7 de Julho passado. aí foi decidida a recolha de assinaturas a favor da causa indígena, que estará no Supremo Tribunal Federal (STF) no início de agosto.
a legalidade do diploma de Lula da Silva, de abril de 2005, foi posta em causa através de recurso para o STF. O recurso foi interposto pelo estado de Roraima, que apoia os interesses económicos dos seis empresários. Espera-se uma decisão de acordo com a lei, que ponha fim à ocupação ilegal e à violência contra as comunidades indígenas dentro da sua própria terra expulse os seis agricultores.
a reserva indígena – uma área de 1,67 milhões de hectares onde vivem 194 comunidades, num total de cerca de 20 mil índios – tem sido palco de sucessivos atentados contra os indígenas e os seus bens. Nos últimos 30 anos já foram mortos 21 líderes indígenas.