Obstáculos à importação de bananas para a União Europeia põem em risco as negociações com os países de África, Caraí­bas e Pacífico
Obstáculos à importação de bananas para a União Europeia põem em risco as negociações com os países de África, Caraí­bas e PacíficoOs países de África-Caraíbas-Pacífico (aCP) ameaçaram bloquear as negociações na Organização Mundial do Comércio se não forem satisfeitas as suas pretensões relativas às importações de bananas da União Europeia. Vamos bloquear a negociação se a nossa última contra-proposta não for aceite , alertou o ministro do Comércio dos Camarões, Luc Magloire Mbarga atangana, porta-voz dos aCP para os assuntos relationados com a banana.
No fim-de-semana, a União Europeia e a américa Latina chegaram a acordo acerca do fim da guerra da banana que se prolongou entre as duas partes por 25 anos. Este acordo prevê a redução do direito alfandegário europeu sobre a banana para 114 euros por tonelada em 2016 contra os actuais 176 euros.
Os aCP, cujas exportações de banana entram na União Europeia sem pagar direitos alfandegários, não aceitam este prazo, defendendo que não lhes permite adaptar a produção à concorrência dos países latino-americanos.