Grupo de jovens da Consolata junta-se a milhares de outros, durante o mês de agosto, na colina de Taizé, França, para encontros de oração e reflexão
Grupo de jovens da Consolata junta-se a milhares de outros, durante o mês de agosto, na colina de Taizé, França, para encontros de oração e reflexãoFundada por Frére Roger, a comunidade ecuménica da colina de Taizé acolhe milhares de jovens todos os anos. De semana a semana passam por lá três a quatro mil jovens. Nesta semana os europeus são de 30 países diferentes. Mas há jovens de África, américa e Ásia.
Para os irmãos, cada Verão significa uma assombro renovado: Porque é que tantos jovens retomam sempre e de novo a estrada da colina?. Num comunicado da comunidade de Taizé pode ler-se: O que reúne os jovens provenientes de toda a parte é exactamente a oração comum. a variedade e a diversidade dos encontros de Verão dão um lugar cada vez mais central a estes momentos partilhados, três vezes por dia, na igreja da Reconciliação.
Na imensa diversidade de línguas e culturas, na variedade confessional bastante ampla que junta estes cristãos de todos os horizontes, na variedade dos temas de reflexão propostos diariamente, quem os reúne é Cristo ressuscitado, escrevem os irmãos da colina. Duas dezenas de Jovens Missionários da Consolata estão a preparar-se para rumar até Taizé. Deverão partir nos primeiros dias de agosto para lá passar uma semana.
a 16 de agosto a comunidade celebra o terceiro aniversário da morte de Frére Roger, morto pela mão de uma jovem desequilibrada da Roménia, Luminita Solcan. Em Maio passado, o sucessor do fundador da comunidade, Frére alois, visitou a mãe dela para lhe manifestar o seu afecto. À tarde, na catedral de Iasi, rezou a oração que pronunciara durante o funeral de Frére Roger: Deus de bondade. Nós entregamos ao teu perdão Luminita Solcan que, num acto insensato, pôs fim à vida do nosso irmão Roger. Unidos a Cristo na cruz nós te dizemos: Pai, perdoa-lhe, pois não sabe o que fez. Espírito Santo, nós te rezamos pelo povo da Roménia e pelos jovens romenos tão queridos em Taizé.