as mulheres africanas da região dos Grandes Lagos disporão de um centro de investigação e documentação para defesa dos seus direitos
as mulheres africanas da região dos Grandes Lagos disporão de um centro de investigação e documentação para defesa dos seus direitosUm dos objectivos da conferência internacional dos ministros para os direitos das mulheres de 11 países da região dos Grandes Lagos, que está a decorrer em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), é a fundação de um centro de investigação e documentação para defesa dos direitos femininos. a iniciativa é do ministro da RDC e da UNESCO.
Seguindo o modelo do primeiro centro do género, Palestinian Womens Research e Documentation Center, criado em 2006, em Ramallah, na Cisjordânia, por iniciativa da UNESCO, o projecto pretende promover o respeito dos direitos das mulheres e a igualdade dos géneros. Para tal deverá criar uma rede de contactos entre associações de defesa dos direitos das mulheres e encorajar o envolvimento delas na vida institucional dos países de origem.
No encontro de Kinshasa estão presentes representantes de angola, Burundi, República Centroafricana, Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Ruanda, Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia. Participam ainda membros da União africana, do Banco africano de Desenvovlimento e diversas entidades e organizações de âmbito regional.