” a União Europeia reafirmou vigorosamente, ao Irão, a sua oposição à pena de morte, seja em que circunstância for”
” a União Europeia reafirmou vigorosamente, ao Irão, a sua oposição à pena de morte, seja em que circunstância for” a presidência francesa da União Europeia (UE) mostrou a sua preocupação pela condenação ao apedrejamento de oito mulheres e um homem iranianos. O perigo da sua execução é iminente. a tomada de posição contra a pena capital foi assinada pela presidência francesa, que lembra: a República Islâmica do Irão comprometeu-se a aplicar uma moratória sobre os apedrejamentos.
a UE exorta o Irão a respeitar as normas internacionais relativas aos direitos humanos e incita o governo e o parlamento iranianos a abolir, tanto no direito como na prática, o recurso a castigos cruéis e degradantes. E acrescenta: Em particular, o recurso ao apedrejamento como método de execução.
a presidência francesa pede, também, que estas execuções sejam imediatamente suspensas e que as condenações à morte por apedrejamento recentemente pronunciadas sejam comutadas.
Por sue lado, o presidente do parlamento europeu, Hans-Gert Poettering lançou um apelo para que as autoridades iranianas não procedam à execução de Mohammed Fadaei et Behnood Shojaee, acusados de crimes cometidos quando eram menores.