Enviado especial exorta Conselho de Segurança a actuar e decidir rapidamente sobre o futuro do território. as opções são limitadas, alertou
Enviado especial exorta Conselho de Segurança a actuar e decidir rapidamente sobre o futuro do território. as opções são limitadas, alertouO enviado especial das Nações Unidas para a Somália disse esta quarta-feira no Conselho de Segurança que as escolhas que conduzem à paz são limitadas, mas que é chegada a hora de tomar uma decisão final sobre a melhor opção possível.
ahmedou Ould-abdallah disse que as opções incluídas passam por converter a actual missão mista de paz da União africana e da ONU numa operação das Nações Unidas, com a criação de uma força internacional de estabilização ou de manutenção da paz de capacetes azuis.
Ould-abdallah pediu ainda ao Conselho para expressar pública e fortemente o seu apoio ao acordo de paz assinado em Djibuti, em Junho passado entre o Governo Federal de Transição na Somália e a aliança para a Reorientação de Libertação da Somália. Uma vez que os somalianos têm sofrido durante tanto tempo e aproveitando o actual contexto político favorável na sequência do acordo de Djibuti, é tempo de o Conselho de Segurança ser ousado, com uma acção rápida e decisiva, rematou.