Programa de eliminação destas armas anuncia progressos significativos em seis meses. O país, que é um dos mais densamente minados, quer estar livre de minas até 2013
Programa de eliminação destas armas anuncia progressos significativos em seis meses. O país, que é um dos mais densamente minados, quer estar livre de minas até 2013Mais de 38 mil minas antipessoais foram detectadas nos últimos seis meses em todo o afeganistão – um dos países mais densamente minado do mundo – no que representam dez por cento do número total eliminadas nos últimos 18 anos. O afeganistão é um dos países mais densamente minado do mundo com mais de quatro milhões de afegãos a viverem em áreas minadas.
O director do Centro de acção de Minas no afeganistão das Nações Unidas (UNMaCa, na sigla inglesa), Reza Haider, disse numa conferência em Cabul que este programa de acção de Minas no país tem identificadas 38297 minas antipessoais, 419 minas antitanque e 957362 resíduos explosivos de guerra. Só este ano.
ao ter assinado o tratado global antiminas terrestres, conhecido como Convenção de Otava, o afeganistão comprometeu-se a limpar todas as suas minas terrestres até 2013. Os últimos números são positivos.