Na região congolesa de Ituri, é tempo de levar de volta às suas habitações os deslocados que estão em acampamentos. O aCNUR acompanha a operação
Na região congolesa de Ituri, é tempo de levar de volta às suas habitações os deslocados que estão em acampamentos. O aCNUR acompanha a operaçãoDeslocados pela guerra e pela violência começaram esta segunda-feira a regressar às suas casas no Norte da República Democrática do Congo (RDC), com a ajuda do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR).
O aCNUR fretou cinco barcos para transportar um primeiro grupo de 712 pessoas – a partir de um acampamento para pessoas deslocadas internamente (PDI) em Tchomia, nas proximidades do lago alberto, junto à cidade de Gobu, no distrito de Ituri, na província oriental da RDC. Espera-se que, pelo menos, 1800 pessoas deslocadas possam regressar por esta via, nas próximas semanas.
agora, vou poder ter um tecto a sério e não viver sob uma qualquer cobertura plástica, afirmou um refugiado de 52 anos de idade, citado pelos serviços de informação das Nações Unidas.
O aCNUR está igualmente preparado para retomar uma outra operação de regresso de PDI nesta província. a agência espera assistir ao retorno de cerca de sete mil pessoas de Beni e Eringhety a Komanda e à capital de Ituri, Bunia, começando com um primeiro grupo de 220 pessoas.