Realiza-se esta sexta-feira o Jubileu de São Cristóvão na igreja paroquial da Caranguejeira. Trata-se da festa do padroeiro desta paróquia que é constituída apenas por iniciativas de carácter religioso
Realiza-se esta sexta-feira o Jubileu de São Cristóvão na igreja paroquial da Caranguejeira. Trata-se da festa do padroeiro desta paróquia que é constituída apenas por iniciativas de carácter religiosoO Jubileu de São Cristóvão é uma tradição religiosa com origem no ano de 1830, iniciativa do então pároco padre antónio Bernardino Ribeiro de abreu. O pedido do jubileu do padroeiro foi concedido pelo Papa Pio VIII a 5 de Fevereiro de 1830 que ao mesmo tempo concedia uma Indulgência Plenária a todos os fiéis cristãos de ambos os sexos que visitarem, devotamente, a supra mencionada igreja (referia-se à igreja paroquial) no dia 25 de Julho e aí, por um certo espaço de tempo, rezarem, com devoção, pelas intenções de Sua Santidade, desde as primeiras vésperas até ao pôr do sol do dito dia. . Era então bispo de Leiria D. João da Fonseca Manso.
as celebrações iniciam-se na véspera, quinta-feira dia 24, com missa da vigília às 21h00 seguida de tempo para confissões. Na sexta-feira, dia 25, o Jubileu inicia-se com a celebração da missa às 8h00, a que se segue a exposição do Santíssimo Sacramento que ficará exposto até às 19h00. Das 8h30 às 10h00 haverá confissões. Às 19h30 haverá novamente missa com pregação e procissão pelas ruas da vila.