O chefe de Estado de Timor-Leste reuniu-se com o presidente da Comissão Europeia
O chefe de Estado de Timor-Leste reuniu-se com o presidente da Comissão EuropeiaNa agenda do encontro dois assuntos: a crise alimentar e a questão birmanesa. José Ramos Horta referiu-se à importância da recente proposta de Bruxelas de apoiar os países em desenvolvimento com um instrumento financeiro de mil milhões de euros, destinados estimular a produção agrícola.
Sobre a questão birmanesa, o chefe de Estado de Timor-Leste apelou a todos para procurarem mais vias para a paz e a democratização de Myanmar, que vive sob uma ditadura militar. Na conferência de imprensa, Durão Barroso referiu o grande sentido democrático de Ramos-Horta, que contribui para os progressos feitos por Timor-Leste na maturidade democrática, consolidação e estabilização .
a União Europeia já apoiou Timor em 220 milhões de euros, estando prevista a atribuição de mais 63 milhões de euros, por um período de seis anos. a esta verba deverão ser ainda ser acrescentados outros 18 milhões de euros, destinados a apoiar as reformas encetadas por Timor-Leste em matéria de governação.