Já iniciou a 14º Lambeth Conference 2008, na catedral de Cantuária, em Londres. Ontem, 20 de Julho, à tarde, teve lugar a primeira sessão plenária
Já iniciou a 14º Lambeth Conference 2008, na catedral de Cantuária, em Londres. Ontem, 20 de Julho, à tarde, teve lugar a primeira sessão plenária a diversidade internacional da assembleia reflectiu-se fortemente na celebração, presidida pelo arcebispo de Cantuária e em que participaram 650 bispos anglicanos. as leituras do Novo Testamento, assim como as orações foram lidas nas diversas línguas, como sinal da difusão da comunhão anglicana em todo o planeta.
O sermão foi pregado pelo bispo de Colombo, Sri Lanka, Duleep de Chickera. Somos uma comunidade ferida disse o bispo, indo directamente ao coração do problema que a assembleia deve enfrentar nestes dias. alguns de nós não estão aqui e isto indica que nem tudo está bem.
a crise é complexa. Não é uma crise que se possa resolver rapidamente. Espera-nos um percurso longo e árduo, uma viagem que nos pedirá oração, fidelidade e confiança uns nos outros, e sobretudo confiança em Deus que torna a reconciliação possível.
O bispo falou de desafio da unidade na diversidade e referiu-se a uma comunidade inclusiva em que há espaço para todos e para cada um. a conferência que reúne bispos anglicanos de todo o mundo prolonga-se até 4 de agosto.