José Geraldo de Souza Castro, 51 anos, feitos há poucos dias, já em Leiria parte esta manhã de domingo, cedo, de Fátima
José Geraldo de Souza Castro, 51 anos, feitos há poucos dias, já em Leiria parte esta manhã de domingo, cedo, de FátimaZé do Pedal, como é mais conhecido, sai de Fátima para completar mais uma etapa da viagem que realiza até Joanesburgo, África do Sul. Partiu a 10 de Maio de Paris e espera chegar em 2010, a tempo de ver o Brasil vencer a final do Campeonato do mundo de futebol.
Mas a viagem que está a fazer de kart tem um objectivo maior, chamar a atenção das pessoas para os problemas de visão, no países menos desenvolvidos, em particular cataratas e glaucoma. Natural de Vila Viçosa, no Brasil, elemento do Lions Club Internacional chama a atenção para o projecto SightFirstque visa reduzir a cegueira evitável e reversível.
Depois de percorrer 1300 quilómetros dos dois dos mais importantes caminhos de peregrinação europeu, os caminhos francês e português rumo a Santiago de Compostela, o ambientalista e fotógrafo brasileiro ruma agora em direcção ao sul, com paragem obrigatória pela Vila Viçosa portuguesa, antes de atravessar o estreito de Gibraltar e percorrer a costa africana, até chegar a Joanesburgo.