Com estas palavras Bento XVI apresentou-se aos líderes religiosos: “Estou feliz por vos encontrar a vós que partilhais este anélito, juntamente com o desejo de ajudar o mundo a alcançar a paz”
Com estas palavras Bento XVI apresentou-se aos líderes religiosos: “Estou feliz por vos encontrar a vós que partilhais este anélito, juntamente com o desejo de ajudar o mundo a alcançar a paz”O rabino Jeremy Lawrence e o xeique e Shardy, representantes das comunidades hebraica e muçulmana da cidade, deram as boas-vindas ao Papa na sala capitular de St. Mary, de Sydney. Num mundo ameaçado por sinistras e indiscriminada formas de violência, a voz concorde de quantos têm espírito religioso estimula as nações e as comunidades a resolver os conflitos com instrumentos pacíficos no pleno respeito da dignidade humana, disse o Papa.
O sentido religioso radicado no coração do homem leva ao encontro das necessidades dos outros e a procurar caminhos concretos para contribuir para o bem comum, acrescentou o Papa. O sacrifício , a autodisciplina e uma vida simples e modesta são valores particularmente importantes para uma adequada formação dos jovens que muitas vezes são tentados a considerar a vida como um produto de consumo.
Os jovens também estão prontos a acolher com entusiasmo os ideais elevados, como o ascetismo, a prática da virtude moral, o respeito de si e a atenção aos outros. Bento XVI terminou o seu discurso, aludindo à responsabilidade das religiões em construir um mundo de paz e na reconciliação entre os povos: a religião oferece a paz, mas, mais importante ainda, suscita no coração humano a sede da verdade e a fome das virtudes. E concluiu: Seja-nos permitido encorajar a todos, especialmente os jovens a admirar com assombro a beleza da vida, a procurar o seu significado último e a empenhar-se para realizar o seu sublime potencial.