Nelson Mandela é “uma fonte de inspiração para os africanos e cidadãos mundiais”, afirma Durão Barroso
Nelson Mandela é “uma fonte de inspiração para os africanos e cidadãos mundiais”, afirma Durão Barroso Gostaria de aproveitar esta oportunidade para prestar homenagem a uma vida dedicada aos Direitos humanos e à dignidade de cada ser humano, qualquer que seja a sua origem étnica , salienta o presidente da Comissão Europeia, a propósito do 90º aniversário do Prémio Nobel da Paz, a 18 de Julho.
Nelson Mandela tem sido, e vai continuar a ser, uma fonte de inspiração para sucessivas gerações de africanos e cidadãos mundiais. a sua vida ilustra o poder da vontade, da coragem, o poder da liberdade e também o poder da reconciliação , adianta ainda Durão Barroso que diz aguardar pelo centésimo aniversário.
Frederick Willem De Klerk, que compartilhou com Mandela o Nobel em 1993, afirma que Mandela nasceu para ser um líder e foi capacitado para converter-se no principal conselheiro do líder da sua tribo. Ele tem a segurança, a humildade e a graça de um verdadeiro aristocrata natural .
O bispo anglicano Desmond Tutu, Prémio Nobel da Paz e amigo pessoal de Mandela considera que África do Sul está à deriva e sente a falta do antigo líder, um gigante moral insubstituível.
Na África do Sul, as comemorações do aniversário de Mandela começaram há um mês. Exposições, debates e a realização da Conferência anual Nelson Mandela, este ano a cargo da presidente da Liberia, Ellen Johnson-Sirleaf, marcam a data.