as palavras de defesa do meio ambiente e condenação do Espírito consumista pronunciadas por Bento XVI foram bem recebidas em Portugal
as palavras de defesa do meio ambiente e condenação do Espírito consumista pronunciadas por Bento XVI foram bem recebidas em PortugalO presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que são uma forte interpelação aos jovens, à sociedade e aos governantes. Mais: Seria importante que os governos do mundo inteiro ouvissem essa mensagem, tivessem oportunidade de fazer um exame de consciência e verificar até que ponto é que não terão de apostar numa política de valores para defender a vida e propor outra qualidade de vida, aponta Jorge Ortiga, citado pela Rádio Renascença.
O Papa foi recebido por 150. 000 pessoas no porto de Sydney. No seu discurso defendeu o meio ambiente e criticou o consumismo. Não se deixem enganar por aqueles que os vêem apenas como consumidores num mercado de possibilidades indiferenciadas, onde a escolha se torna ela mesma o bem, a novidade usurpa a beleza e a experiência subjectiva substitui a verdade , advertiu.
aos jovens peregrinos, na sua maioria advertiu contra os falsos ídolos e falou da dor das falsas promessas , num mundo que está cansado da ambição, da exploração e da divisão . Bento XVI deu a resposta contra os males da sociedade: Cristo, que sempre oferece mais .
No final, o Papa leu um texto para os peregrinos em vários idiomas, entre eles espanhol e português. Depois de percorrer a baía de Sydney a bordo do barco papal Sydney 2000 , o Pontífice juntou-se aos peregrinos que participam desde terça-feira das Jornadas Mundiais da Juventude e que terminam no domingo.