Partidos querem avançar rapidamente com acordo de pacificação do país. Progressos fazem acreditar Nações Unidas
Partidos querem avançar rapidamente com acordo de pacificação do país. Progressos fazem acreditar Nações UnidasO responsável máximo das Nações Unidas para a Somália elogiou os partidos deste país em fazerem avançar rapidamente o acordo de paz alcançado no mês passado no vizinho Djibuti, que poderá pôr cobro a uma guerra que se arrasta desde 1991, sem que funcione um Governo e uma estrutura estatal centralizada.
Os progressos realizados até agora têm sido encorajadores, disse o representante especial ahmedou Ould-abdallah, que liderou os dez dias de negociações que resultaram no acordo do Djibuti de 9 de Junho. Há um mês, líderes somalianos de diferentes contextos deram um corajoso passo em frente para restabelecer a dignidade do seu país ferido.
Nos termos do acordo, o Governo Federal de Transição e a oposição aliança para a Reorientação de Libertação da Somália concordaram em acabar os seus conflitos e apelaram à ONU para implementar uma força internacional de estabilização para este conturbado país do Corno de África.