O alto- comissário das Nações Unidas para os Refugiados defendeu uma maior intervenção da Comissão Europeia a nível de Política de asilo europeia
O alto- comissário das Nações Unidas para os Refugiados defendeu uma maior intervenção da Comissão Europeia a nível de Política de asilo europeia Nós temos Estados-membros que praticam uma política de asilo muito avançada, muito aberta, em total respeito pela lei internacional, e temos alguns casos que são particularmente preocupantes , afirmou antónio Guterres.
Na conferência de imprensa conjunta com o comissário europeu da Justiça, Liberdade e Segurança, Jacques Barrot, o português deu como exemplo o caso dos refugiados iraquianos. Num país como a Holanda há uma taxa de protecção que atinge os 80 a 90 por cento e num país como a Grécia a taxa de protecção na primeira instância é praticamente zero .
Ora, no entender deste responsável, isto dá uma ideia de quanto é grande hoje a falta da coerência no espaço europeu em relação ao asilo e de quanto é necessária a dimensão europeia para garantir que as pessoas têm o mesmo tratamento, qualquer que seja o país europeu que as acolhe .