Cristãos, muçulmanos hebreus e budistas abrem na capital espanhola a conferência para o diálogo interreligioso entre culturas e religiões
Cristãos, muçulmanos hebreus e budistas abrem na capital espanhola a conferência para o diálogo interreligioso entre culturas e religiõesMadrid foi um ponto de contacto entre a civilização islâmica e o mundo europeu, como o provam a sua herança cultural e artística. Esperamos com esta conferência que volte a ser o berço do diálogo e da tolerância renovada, afirmou o rei da arábia Saudita, abdallah bin abdul aziz al Saud. O monarca é o protector dos lugares sagrados do Islão – Meca e Medina.
Os profetas são como irmãos, filhos de mães diferentes mas de um único Deus, afirmou o rei abdallah, acolhido pelo rei Juan Carlos e pelo primeiro-ministro Luis Zapatero. Esperamos que o encontro sirva de base para o futuro diálogo permanente entre islão, cristianismo e judaísmo, disse o ministro da informação de Riade, Jaled al Qasibi, à imprensa saudita. E acrescentou: Que contribua para eliminar os obstáculos à recíproca compreensão entre religiões, culturas e sociedade do mundo.
De alcance internacional, a iniciativa foi decidida no final da conferência de Meca, em Junho passado, promovida pela Liga Islâmica Mundial. Em Madrid estarão presentes 200 personalidades religiosas, intelectuais e representantes das organizações para o diálogo intercultural. Os participantes não representam nenhum partido político ou ideologia, esclareceu o secretário-geral da Liga Islâmica, abdullah al Turki. São apoiantes dos diálogo como instrumento para melhorar o futuro da humanidade.
Durante dois dias, os participantes discutirão sobre direitos humanos, cooperação intercultural, valores contemporâneos e papel da fé em combater os problemas das sociedades modernas. Entre os participantes, estão o ali Samman, presidente do comité interreligioso do Conselho Islâmico de al azhar, do Egipto, Michael Shneider, secretário-geral do congresso judaico mundial, e o cardeal Jean Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o diálogo interreligioso.