Bispo de Leiria-Fátima escreve Nota pastoral a propósito do congresso missionário
Bispo de Leiria-Fátima escreve Nota pastoral a propósito do congresso missionário a missão é uma irradiação da luz e do amor de Deus que em Cristo entra na história dos homens. Nenhum cristão é estranho a esta tarefa. Toda a Igreja é missionária. a missão não é obra de navegadores solitários. Deve ser vivida na barca de Pedro, a Igreja, conforme os dons que cada um recebe do Espírito, escreve o bispo de Leiria-Fátima na mensagem que dirigiu aos diocesanos, a propósito do congresso missionário nacional.
Na Nota pastoral, antónio Marto defende que basta que levemos o nosso testemunho humilde e generoso mas indispensável e precioso. E há tantos modos de levar este testemunho. O prelado aponta ainda que, se encontram, hoje, novos tipos de vocação missionária entre jovens e menos jovens que se dispõem a oferecer, em forma de voluntariado, alguns meses ou anos da sua vida ao serviço dos irmãos em terras de missão.
Na carta aos fiéis, o bispo lembra a geminação da diocese de Leiria-Fátima com a angolana do Sumbe como um exemplo concreto dessa expressão da comunhão das Igrejas na missão evangelizadora. O congresso realiza-se de 3 a 7 de Setembro, no Centro Pastoral Paulo VI, sob o tema No encontro com Cristo Vivo, chamados e enviados para a Missão em Portugal e no mundo e como lema Portugal, vive a Missão, rasga horizontes.