afectado por chuvas intensas, o povo malgaxe sofre agora com a febre do vale de Rift que já causou 520 casos suspeitos e está a atingir também a pecuária
afectado por chuvas intensas, o povo malgaxe sofre agora com a febre do vale de Rift que já causou 520 casos suspeitos e está a atingir também a pecuáriaO surto de febre do vale de Rift, em Madagáscar já causou 20 mortes e está a afectar também a pecuária, anunciaram esta segunda-feira duas agências das Nações Unidas, que têm intensificado a ajuda para tratar e controlar a doença.
Desde Janeiro que tem sido relatada a presença da doença em animais e seres humanos em mais de 20 dos 119 distritos da grande ilha do Índico. até ao final do mês de Junho, o Ministério da Saúde de Madagáscar relatou um total de 520 casos humanos suspeitos, relacionados com a febre, incluindo 20 mortos. Os testes laboratoriais confirmaram 84 casos humanos até agora.
a Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FaO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) têm ajudado as autoridades malgaxes a desenvolver um plano de emergência, que inclui a gestão dos efectivos pecuários afectados e de populações humanas em risco, o reforço da vigilância dos animais doentes e a melhoria dos sistemas e diagnóstico laboratoriais.
a febre do vale de Rift é uma doença viral que afecta principalmente animais como búfalos, carneiros e cabras, mas pode também infectar seres humanos. a doença é a mais comum durante anos de chuvas intensas. Recorde-se que Madagáscar tem sido afectado por ciclones e inundações nos últimos meses.