Durante nove dias, eles tiveram oportunidade de ver o mar, apreciar o tempo livre, tomar banhos de sol e de mar, e, na tarde de sábado, ter um grupo de jovens perto de si
Durante nove dias, eles tiveram oportunidade de ver o mar, apreciar o tempo livre, tomar banhos de sol e de mar, e, na tarde de sábado, ter um grupo de jovens perto de siCatorze Jovens Missionários da Consolata (JMC) animaram a Eucaristia e o serão de um grupo de 52 idosos, a 12 de Julho, na Praia do Pedrogão. ao longo da semana, os idosos e outras pessoas com menor mobilidade fizeram praia. a estes juntaram-se alguns acompanhantes.
Tudo começou a convite de Maria Luísa, uma das mulheres missionárias do Centro. a ideia inicial era que os jovens permanecessem alguns dias com o grupo mas, foi posteriormente abandonada, já que não era viável. Foi então que despertou a ideia do serão missionário, refere Maria João Pato, responsável do JMC.
Horários combinados, a tarde foi escolhida para a vinda dos jovens e presença entre os veraneantes. Ficou marcado que viriam de tarde, animariam a Eucaristia, jantariam em conjunto e ficariam ao serão: um estar, um ouvir, explica.
Quatro dos JMC já tinham participado no Campo de Trablho Missionário de 2007, que incluiu uma visita a um lar de idosos. Para os outros, a experiência foi nova.
É preciso abrir os ferrolhos que existem e ir aos cárceres sociais da vida buscar esta gente, salienta Maria Luísa. além dos idosos que, por norma, não têm férias, o grupo incluiu familiares e outras pessoas que diariamente lidam com idosos e pessoas que precisam de apoio. São excluídos, marginalizados, às vezes até da própria família e da sociedade, aponta a Mulher Missionária da Consolata.
Maria Luísa está confiante que a presença dos jovens, em convívio com os mais velhos, pode trazer uma nova esperança. Os jovens têm muita fé e muita esperança e para mim não é utópico pensar que o mundo precisa de uma tal volta. Os valores, dá-nos a sensação que, estão quase a desaparecer, comenta a professora aposentada.
Mas estes jovens da Consolata querem trilhar caminhos novos. O novo ano pastoral está a ser preparado. É certo que, a partir de agora, é para desenvolver mais actividades. O grupo constituí-se em 2007 com oito elementos. Hoje, conta com 17.
a vigília missionaria, na véspera do sábado do Dia mundial das Missões será uma actividade que o grupo vai dinamizar, em casa, na Consolata. Em vez de ir às paroquias de fora animar, vamos mostrar que nós existimos, aqui, salienta Maria João Pato.