Chegar a Sidney, provenientes de todo o mundo, ou viver Sidney nos quatro cantos do mundo é o grande sonho de muitos jovens, que está a tornar-se realidade
Chegar a Sidney, provenientes de todo o mundo, ou viver Sidney nos quatro cantos do mundo é o grande sonho de muitos jovens, que está a tornar-se realidadeNão se trata de uma fuga do mundo real, mas de uma imersão na história, uma expressão da vontade partilhada em contribuir para a construção do mundo onde todos possam viver com dignidade e esperança. as primeiras vozes que chegam da austrália e dos outros continentes, através dos meios de comunicação, confirmam a imagem do cenáculo universal onde as novas gerações se encontram com o sucessor de Pedro.
O cenáculo é a imagem que Bento XVI apresenta na sua mensagem para a 23a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e que começa a concretizar-se em Sidney e em muitos outros lugares. a esta imagem da Igreja nascente devem conformar-se todas as comunidades cristãs, escreve o Papa. a fecundidade apostólica e missionária não é principalmente o resultado de programas e métodos pastorais sabiamente elaborados e eficientes, mas é fruto da oração comunitária incessante.
Os sonhos e projectos dos jovens não se encerram na cultura da mediocridade. Uma vida sem Deus e modelos errados de família, sexualidade e matrimónio são os perigos dos quais os jovens devem ser advertidos, avisa o cardeal George Pell, arcebispo de Sidney, em conferência de imprensa. Na sociedade ocidental diminui a natalidade, aumentam os divórcios e a vida single, situações que são apresentadas pelos meios de comunicação como positivas. Desmontar estas mentiras é uma das tarefas mais importantes que temos.
Por seu lado o presidente da Conferência Episcopal, o arcebispo adelaide Philip Wilson, acrescenta: Devemos fazer compreender aos jovens que eles são fantásticos. Se os ajudarmos a acreditar em si próprios, compreenderão que há outros modos de viver mais autênticos que os podem tornar felizes.