à margem do fórum organizado pela Caritas, o cardeal óscar Maradiaga, da Venezuela afirmou: “Infelizmente no mundo está a crescer a globalização da pobreza”
à margem do fórum organizado pela Caritas, o cardeal óscar Maradiaga, da Venezuela afirmou: “Infelizmente no mundo está a crescer a globalização da pobreza”Os objectivos Millenium, fixados pelas Nações Unidas para 2015, não poderão ser alcançados, segundo o purpurado venezuelano. O preço do petróleo, por exemplo, aumenta e estão a aumentar os preços dos alimentos com graves consequências para muitos povos do mundo.
Para Óscar Maradiaga, o aumento não é determinado não é determinado pelas opções dos países produtores. O cardeal está convencido que uma grande responsabilidade seja dos bancos e das instituições financeiras. E acrescenta: Os cristãos, que são cidadãos do mundo, têm o dever de dizer estas verdades e empenhar-se em mudar estas coisas.
Segundo o cardeal da Venezuela, os jovens são sensíveis ao tema dos direitos humanos. Todavia estão totalmente desiludidos com a política. São particularmente chamados a agir porque a corrupção que tanto odeiam não se pode extirpar se não se comprometem. E explica: a participação democrática é o único sistema para dar mais justiça e verdade ao mundo.
O fórum foi organizado pela Caritas na cidade australiana de Melbourne, uma das dioceses que acolhem os jovens da Jornada Mundial da Juventude, antes do início do grande evento de Sidney.