Um dos Prémios Gulbenkian foi atribuído à Federação Portuguesa dos Bancos alimentares Contra a Fome
Um dos Prémios Gulbenkian foi atribuído à Federação Portuguesa dos Bancos alimentares Contra a FomeO prémio de 50 mil euros é um motivo de grande alegria. É um reconhecimento muito importante e dá-nos uma responsabilização acrescida , afirma Isabel Jonet. a presidente desta instituição assinala o trabalho estruturado e consistente feito através da mobilização colectiva .
a verba será aplicada e investida em melhoramentos dos bancos alimentares já existentes, como na compra de equipamentos de refrigeração, nomeadamente, e em intervenções de higiene e segurança alimentar.
Os distinguidos de 2008 são o realizador Pedro Costa, na categoria de arte, o economista Sérgio Rebelo, em Ciência, a Federação Portuguesa de Bancos alimentares Contra a Fome, em Beneficência, e a associação de Jardins-Escola João de Deus, em Educação.
Também foi hoje anunciado o Prémio Internacional Calouste Gulbenkian, no valor de 100 mil euros, que foi atribuído a duas organizações que se distinguiram pelos seus contributos na área da defesa do ambiente e da biodiversidade. Trata-se da Global Footprint Network, dos Estados Unidos, que desenvolveu o conceito de pegada ecológica , e do Marine Science Institute, da Universidade das Filipinas, que se tem destacado na luta pela conservação do ambiente marinho e dos seus recursos.