O prí­ncipe aga Khan, líder institucional e espiritual dos muçulmanos ismaelitas e o ex-presidente da República Jorge Sampaio reuniram-se para falar sobre “a importância da aliança das civilizações”
O prí­ncipe aga Khan, líder institucional e espiritual dos muçulmanos ismaelitas e o ex-presidente da República Jorge Sampaio reuniram-se para falar sobre “a importância da aliança das civilizações” O encontro serviu para ver como é que sua alteza vê em cada momento a aliança das civilizações e o que, porventura, se pode vir a fazer em conjunto no futuro , explicou no final do encontro, Jorge Sampaio.
O actual alto-comissário da ONU para a aliança das civilizações salientou que actualmente existe um grande desafio e há um grande caminho por percorrer. Para começar é preciso encontrar soluções políticas para os problemas políticos , enfatizou o ex-presidente. Quando a miséria grassa, o petróleo sobe, tudo isto abana. E abana também a conflituosidade que não pode ser resolvida através de uma forma simplista , defendeu Jorge Sampaio.
No sábado, aga Khan deverá assinar, na Universidade Católica, um protocolo de colaboração entre aquela instituição e as Universidades aga Khan, no apoio a uma área de estudos islâmicos e várias parcerias entre ambas as instituições.
a visita a Portugal decorre até 14 de Julho e enquadra-se numa série de deslocações a diversas partes do mundo para assinalar o ano do seu jubileu de ouro – o 50º aniversário desde que se tornou Imam, líder espiritual dos muçulmanos Shia Imami Ismaili, uma comunidade de 15 milhões de muçulmanos, dos quais oito mil estão actualmente a viver em Portugal.